Transformando alimentos contaminados por Agrotóxicos em quase Orgânicos

Embora os orgânicos estejam cada vez mais acessíveis, as frutas, verduras e legumes com agrotóxicos dominam o mercado. E aí, como fica a saúde? A leitora Sonia Fracalossi, por exemplo, quer saber se o uso de iodo é eficaz na eliminação dos agrotóxicos. Será?

A resposta é sim. A mistura de tintura de iodo a 2% com a água ajuda a eliminar os agrotóxicos. O ideal é que para cada litro de água sejam misturados 5 ml de tintura de iodo a 2%. Deixe os alimentos contaminados nesta solução por uma hora e depois lave bem em água corrente.

A tintura de iodo pode ser comprada em farmácias.

Segundo a legislação, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.

Dicas

Na hora de comprar, evite alimento fora do tamanho padrão. Essa é uma indicação básica de que foi utilizado agrotóxico ou fertilizante na produção.

Não lave os alimentos assim que chegar das compras. Deixe-os refrigerados por, no mínimo, 2 horas antes de lavar e higienizar. Quando o alimento é higienizado em temperatura ambiente, o agrotóxico que fica na casca penetra com mais facilidade.