Chá de Cravo da Índia

Durante o período dos descobrimentos, navegadores europeus viajavam em busca de produtos raros e valorosos. Foi nessa época que o mundo ocidental conheceu o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), uma especiaria utilizada na culinária e no preparo de medicamentos naturais.
No século XVI o cravo vindo do oriente era quase tão caro quanto o ouro: um quilo da flor seca equivalia à sete gramas do metal dourado. E os nossos antepassados nem sequer conheciam todas as propriedades benéficas do condimento.
Flor do Cravo

Propriedades Medicinais

Hoje em dia existem vários pesquisadores que, assim como os desbravadores antigos, buscam conhecer melhor os produtos fornecidos pela natureza. Diferentes estudos revelam que o cravo-da-índia possui muitas propriedades benéficas e substâncias importantes para a nossa saúde. Recentemente, mostramos que a especiaria é um repelente bastante eficaz. Além disso, o cravinho ajuda no emagrecimento e funciona como um antibiótico natural.

Outros Benefícios

E as vantagens no consumo do cravo-da-índia não param por aí. Veja outros benefícios:
É analgésico e antisséptico;
Acelera o metabolismo;
Melhora as funções da tireoide;
Tem função antioxidante;
Ajuda no controle do colesterol;
Favorece a perda de peso;
É bactericida;
Fortalece o sistema imunológico;
Previne o envelhecimento precoce das células.

Consumo do Cravo da Índia

Geralmente utilizamos o cravo da índia para aromatizar receitas doces. A especiaria também é bastante usada no preparo de chás. A infusão é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios do cravinho, mas vale apostar no sabor marcante da flor seca para dar sabor e perfume a diversas receitas.